Para que um armário de segurança para produtos inflamáveis seja adequado na Europa, a sua resistência ao fogo deve ser testada através da sua queima de acordo com a norma europeia EN 14470-1.
Existem outros "armários para inflamáveis" no mercado, muitos deles reconhecíveis pela sua cor amarela, que não são adequados para instalação em países europeus, embora estejam certificados noutros países, tais como os EUA.
A maioria dos armários com certificação americana não têm realmente resistência ao fogo, uma vez que a resistência ao fogo dos armários para inflamáveis não é obrigatória nos EUA se existirem medidas adicionais de extinção de incêndios, tais como a utilização de aspersores.
Por outro lado, na maioria dos países europeus, são necessários armários de segurança com uma resistência ao fogo de 90 minutos (tipo 90), já que este é o tempo necessário estimado para detetar o fogo, alertar os bombeiros e apagar o incêndio.
Os armários de tipo 60 e tipo 30 são muito menos seguros e não são recomendados para o armazenamento de inflamáveis.
A norma europea EN 14470-1 regula os requisitos estruturais e as condições de ensaio para armários de segurança com proteção contra incêndio para o armazenamento de líquidos inflamáveis em zonas de trabalho. Estes são os rigorosos requisitos de segurança contra incêndios:
Para demostrar que o tempo de resitência ao fogo ideal é de 90 minutos, os nossos colegas da DENIOS Finlândia realizaram, em conjunto com o Serviço de Emergência em Situações Extremas, uma prova de fogo real, em 3 armários (com diferentes caraterísticas e resistências), que armazenavam líquidos inflamáveis:
Armário 1: Armário SEM RESISTÊNCIA AO FOGO, com as paredes construídas através de um só perfil em chapa de aço.
Armário 2: Armário com certifação americana FM 6050 mas SEM RESISTÊNCIA AO FOGO SEGUNDO STANDARD EUROPEU, com paredes de dupla chapa de aço.
Armário 3: Armário COM RESISTÊNCIA AO FOGO 90 MINUTOS certificados segundo a norma europeia EN 14470-1, fabricado com paredes de núcleo isolante.
No interior de cada um dos armários foram armazenados vários recipientes de líquidos com alto grau de inflamabilidade: 24 aerossóis de pintura 0,5 litros em conjunto com 4 litros de gasolina.
Os 3 armários foram submetidos a condições reais de fogo.
Pode-se comprovar o resultado no seguinte vídeo, com gravação em tempo real dos testes de fogo aos 3 armários, durante 90 minutos.
Observa-se claramente que:
O armário 1, em chapa simples de aço, fica completamente calcinado em 3 minutos, devido à superficíe em aço perder rapidamente a sua capacidade estrutural em contacto direto com o fogo.
O armário 2, com duplo perfil em aço, perde a sua resistência em 7 minutos, devido ao fato de não ter resistência ao fogo e a superfície em aço perder a sua resistência estrutural muito rapidamente.
O armário 3, fabricado com materiais resistentes ao fogo, resistiu 90 minutos. Tempo durante o qual os produtos inflamáveis estiveram completamente protegidos, sem ceder a sua carga de fogo ao incêndio e evitando que estes intensificassem o mesmo.
Acha que consegue vacuar todos os seus trabalhadores e/ou visitas em caso de incêndio em menos de 10 minutos?
Está mais que provado que 3 ou 7 minutos não são suficientes para evacuar toda uma fábrica, armazém, laboratório ou edifício, em caso de incêndio. É muito provável que estes 3 ou 7 minutos nem sequer sejam suficientes para detetar o incêndio e avisar os bombeiros e respetivos serviços de segurança.
Aproveite o serviço de manutenção profissional da DENIOS. Os nossos técnicos do serviço de assitência técnica possuem todas os certificados necessários para a realização de testes funcionais e trabalhos de manutenção em armários de proteção contra incêndio.
A informação especializada disponibilizada neste site foi compilada com o máximo cuidado, com base nos nossos conhecimentos e convicções. No entanto, a DENIOS Portugal não assume qualquer garantia ou responsabilidade, seja de natureza contratual, extracontratual ou outra, quanto à atualidade, integridade ou exatidão dos conteúdos, quer perante o utilizador, quer perante terceiros. A utilização da informação e dos conteúdos, seja para fins próprios ou de terceiros, é da exclusiva responsabilidade do utilizador. Em qualquer circunstância, cumpra sempre a legislação local en vigor.
Ligue-nos ou escreva-nos para info@denios.pt e teremos todo o gosto em ajudá-lo!