É frequente surgirem perguntas sobre a compra, o armazenamento e o manuseamento de absorventes industriais. É fundamental conhecer este tipo de produtos e como usá-los corretamente já que, em caso de incidente e fuga, a resposta deve ser rápida e não há tempo para esclarecer dúvidas. Para antecipar estas situações, compilámos, aqui, as respostas às perguntas mais frequentes sobre absorventes industriais.
De acordo com a legislação, o empregador deve realizar uma avaliação de risco para determinar se o armazenamento e manuseamento de substâncias perigosas representa um perigo para os trabalhadores e ambiente. No âmbito desta avaliação de risco, devem ser definidas ações corretivas em caso de não-conformidade, acidente ou incidente.
Verifique quais os líquidos que manuseia nas suas operações diárias tendo em conta o tipo e as quantidades e as tarefas para as quais se utilizam. Em stock, deverá ter os absorventes suficientes e adequados para absorver cada tipo de substância.
Os absorventes fabricados em polipropileno devem ser protegidos da radiação UV e armazenados num local seco. A temperatura ambiente não é crítica durante o armazenamento, uma vez que o ponto de fusão deste material é 160 °C. Respeitando estas condições, os absorventes industriais podem ser armazenados sem data limite. O estado e usabilidade dos produtos devem, no tentanto, ser verificados regularmente.
Já testámos a compatibilidade dos absorventes DENSORB® com vários químicos e apresentámo-la numa lista de compatibilidade, aqui. No entanto, devido a condições individuais e incontroláveis, DENIOS não pode garantir uma absorção a 100%. Para a sua segurança, recomendamos-lhe que, antes da compra, realize um teste de compatibilidade e de absorção dos absorventes DENSORB® com os seus produtos perigosos.
Os absorventes DENSORB® são feitos de polipropileno com um ponto de fusão de 160°C e uma temperatura de inflamação de 430°C. Por conseguinte, devem ser mantidas afastadas de superfícies quentes e chamas abertas, e não devem ser utilizadas para conter líquidos extremamente quentes.
O tipo e a quantidade de líquido absorvido podem alterar o ponto de inflamação que, em casos específicos, pode diminuir drasticamente. É fundamental, também, ter em conta que em derrames de petróleo ou outros produtos químicos voláteis, as cargas eletrostáticas representam um perigo de ignição, devido à presença de gases explosivos.
A eliminação final dos absorventes usados depende do líquido absorvido, cujas propriedades são transferidas ao material absorvente. Os absorventes usados devem ser separados e classificados conforme a legislação em vigor e deve-se atribuir-lhe um código de resíduos segundo a Lista Europeia de Resíduos, seguindo as recomendações da empresa de recolha e eliminação de resíduos.
A informação especializada presente neste site foi reunida e incluída cuidadosamente e de acordo com os nossos conhecimentos e convicções. Porém, a DENIOS Portugal não pode assumir qualquer tipo de garantia ou responsabilidade, seja contratual, extracontratual ou de qualquer outro tipo, pela atualidade, integridade e exatidão, nem perante o leitor nem perante terceiros. A utilização da informação e do conteúdo para fins próprios ou de terceiros é, portanto, de sua exclusiva responsabilidade. De qualquer forma, respeite sempre a legislação local vigente.
Ligue-nos ou escreva-nos para info@denios.pt e teremos todo o gosto em ajudá-lo!