A Siemens, renomado fabricante líder de produtos de alta tecnologia na Europa, é conhecida por seu desempenho técnico, inovação, qualidade e confiabilidade. Com mais de 400.000 funcionários, a empresa atua nos setores industrial, energético e de saúde.
A divisão "Indústria" da Siemens, localizada em Haguenau, França, passou por um crescimento em sua área de produção, quase duplicando seu tamanho em 10.000 m². Esse aumento demandou mais espaço para o armazenamento de matérias-primas químicas. Contudo, devido ao risco de explosões pela possível interação entre os produtos químicos, era necessário um sistema de armazenamento separado para garantir a segurança e o cumprimento da legislação em vigor. No entanto, o edifício de produção existente não possuía espaço suficiente para essa solução, e a construção de um novo armazém seria demasiado cara. A Siemens procurou, portante, uma alternativa móvel e flexível.
O projeto enfrentou dois desafios cruciais: o primeiro deles era a necessidade absoluta de garantir o armazenamento seguro das matérias-primas químicas. Dada a natureza potencialmente perigosa desses materiais, era imprescindível que a solução adotada atendesse aos mais rigorosos requisitos legais e normas de segurança, protegendo tanto o ambiente como a integridade dos funcionários envolvidos.
O segundo desafio consistia em encontrar uma solução móvel e flexível que oferecesse facilidade de acesso aos produtos químicos armazenados. A rapidez e eficiência no acesso eram fatores críticos para otimizar o fluxo de trabalho e aumentar a produtividade ao longo do tempo. A solução deveria permitir um acesso ágil e seguro aos materiais, garantindo que as operações pudessem ser conduzidas com eficácia e agilidade.
A DENIOS forneceu uma solução ideal para a Siemens ao projetar um sistema de armazenamento flexível. Essa solução consistiu num contentor modular transitável para produtos químicos perigosos MCV e dois armazéns com prateleiras SC e portas de correr.
Com três contentores modulares independentes, foi possível obter o armazenamento separado dos produtos químicos em um espaço reduzido. Os contentores contavam com equipamento interior completo, incluindo aquecimento, ventilação, iluminação e prateleiras, todos equipados com proteção contra explosões. Além disso, foi utilizado isolamento ingífugo para garantir um isolamento adequado. A bacia de retenção integrada no contentor modular evita a contaminação do solo e da água em caso de derrames e/ou incêndios, garantindo assim um armazenamento seguro para o meio ambiente e os trabalhadores. Rampas e portas asseguraram um fácil acesso aos produtos armazenados, enquanto um dispositivo de bloqueio impedeacesso não autorizado.
A solução desenvolvida pela DENIOS atendeu completamente às necessidades da Siemens.
Graças à facilidade de implementação de nossos armazéns de materiais perigosos, eles podem ser colocados de forma flexível e conforme necessário, com pouco esforço. Cientes da necessidade de acesso rápido aos produtos químicos armazenados, a Siemens posicionou estrategicamente os armazéns de materiais perigosos no coração da produção. Essa decisão possibilitou alcançar uma notável economia de tempo e aumentar a produtividade de maneira sustentável.
O pedido foi concluído com sucesso, e atualmente a Siemens e a DENIOS estão a planear novos projetos em conjunto.
Ligue-nos ou escreva-nos para info@denios.pt e teremos todo o gosto em ajudá-lo!