O que é o armazenamento descentralizado? É possível otimizar percursos e processos de trabalho em grandes centros de produção com o armazenamento descentralizado de substâncias perigosas? E minimizar os riscos para os trabalhadores, poupar tempo e, por conseguinte, dinheiro? O armazenamento em armários de segurança (no interior) e depósitos para materiais perigosos (no interior como no exterior) permite responder afirmativamente a estas questões, ao reduzir o transporte interno de materiais e assegurar o cumprimento dos requisitos básicos e legais para o armazenamento de substâncias perigosas.
As substâncias perigosas são definidas como aquelas que têm potencialmente efeitos nocivos sobre os seres vivos ou o ambiente, independentemente se esses efeitos são de natureza física, biológica ou química. A sua rotulagem é realizada de acordo com o sistema GHS, que utiliza símbolos de perigo específicos, sendo aplicado de forma uniforme em todo o mundo desde 2012.
A manipulação de substâncias perigosas é crucial, especialmente na indústria química, e varia de acordo com a área de aplicação. Desde tintas e solventes inflamáveis até pós metálicos na fabricação de aditivos e oxigénio gasoso a alta pressão na medicina, as substâncias perigosas estão omnipresentes. A proteção das pessoas e do ambiente é sempre uma prioridad.
A principal diferença entre o armazenamento centralizado e descentralizado de substâncias perigosas é o sítio onde são armazenadas. No armazenamento centralizado, todos os materiais necessários são guardados num único local ou instlação centralizada.
Por outro lado, no armazenamento descentralizado de substâncias perigosas, distribuem-se e armazenam-se os produtos químicos em vários locais, perto dos postos de trabalho, em vez de concentrá-los em um único sítio.
A análise das necessidades, como parte da avaliação de riscos, fornece informações cruciais sobre o tipo de substâncias a armazenar, as suas quantidades, tamanhos de recipientes, e requisitos espaciais e estruturais específicos. Será examinado:
A frequência e quantidade necessárias das substâncias perigosas;
As capacidades de armazenamento requeridas.
Também será avaliada a viabilidade de recolher os materiais necessários de um armazém externo e devolvê-los após o uso. O transporte frequente de diferentes materiais de e para o local de armazenamento é um desafio para os trabalhadores, acarretando riscos adicionais, como tropeções ou deixar inadvertidamente produtos químicos no local de trabalho.
Já ponderou se é mais eficiente armazenar as suas substâncias perigosas de forma centralizada ou descentralizada, próximo aos locais de trabalho? E como esta escolha afecta o tempo de trabalho diário? O nosso exemplo de rotina abaixo demonstra:
Onde se desperdiça mais tempo de trabalho
Como o armazenamento descentralizado em depósitos de substâncias perigosas e armários de segurança oferece soluções seguras e eficientes
O armazenamento descentralizado de substâncias perigosas próximo aos postos de trabalho não só reduz os riscos associados às tarefas diárias, mas também evita deslocamentos desnecessários e melhora a eficiência dos processos de trabalho. Imagine a situação na sua empresa: que distância deve percorrer um trabalhador desde o seu posto de trabalho até ao armazém central de substâncias perigosas? Quanto tempo é preciso para preparar e cargar os recipientes necessários durante o día? Dependendo do tamanho da empresa, dedica-se um tempo considerável ao transporte interno de substâncias perigosas.
Se forem necessários 6 minutos diários para o transporte interno de substâncias perigosas do armazém central aos postos de trabalho (sem contar o tempo de preparação e carga do material, e possíveis distrações), ao longo do ano acumula-se um tempo considerável:
Tempo de transporte:
Por dia: 6 minutos
Por semana: 1/2 hora
Por mês: 2 horas
Por ano: 3 dias úteis
Extrapolando, um único trabalhador poderia dedicar até 3 dias úteis por ano ao transporte de substâncias perigosas de um local para outro.
Os deslocamentos internos podem ser significativamente reduzidos com o uso de um depósito de substâncias perigosas ou um armário de segurança. Dessa forma, as horas de trabalho são geridas de maneira mais eficiente, resultando em pounpança económica. Os custos de aquisição do armário de segurança ou do depósito de substâncias perigosas recuperam-se rapidamente com essa medida.
O armazenamento descentralizado permite guardar grandes quantidades onde são necessárias para o trabalho diário, resultando numa redução significativa das rotas de transporte interno.
No início do trabalho, as substâncias perigosas têm que ser transportadas do armazém central até ao local de trabalho, o que consome um tempo valioso. Além disso, um transporte mais frequente aumenta o risco de acidentes.
Os recipientes podem ser organizados de forma ordenada no depósito de materiais perigosos ou no armário de segurança, proporcionando aos funcionários uma visão geral clara e um acesso rápido.
Um grande armazém central de materiais perigosos pode tornar-se confuso rapidamente, resultando por vezes em perda de tempo na procura dos contentores necessários.
Apenas é utilizada a quantidade necessária de substâncias perigosas para o trabalho no local de trabalho. O restante é armazenado com segurança no depósito de materiais perigosos ou no armário de segurança.
Ao acumular substâncias perigosas no local de trabalho, rapidamente se ultrapassa a quantidade realmente necessária e permitida.
No depósito de materiais perigosos ou no armário de segurança, podem ser armazenadas diversas substâncias e recipientes.*
Se algo for esquecido durante a ronda de transporte matutina, isso implica retornar ao armazém e atrasar-se na obtenção dos contentores necessários.
A substância não necessária no momento pode ser temporariamente armazenada com segurança no depósito de materiais perigosos ou no armário de segurança.*
Se uma substância incompatível com as outras substâncias utilizadas for necessária no local de trabalho por um curto período de tempo, deve ser devolvida ao armazém central enquanto a outra é utilizada.
No final do dia de trabalho, o acesso à área de armazenamento seguro, seja o depósito de materiais perigosos ou o armário de segurança, está próximo e disponível. Todos os materiais perigosos remanescentes no local de trabalho podem ser armazenados rapidamente e de forma segura durante a noite.*
No final do dia, a pressa pode levar a evitar devolver os produtos não utilizados ao armazém central e deixá-los nos postos de trabalho, o que pode resultar numa situação perigosa.
* É imprescindível respeitar as normas de armazenamento de produtos químicos perigosos em vigor.
Poupar em distâncias de transporte à custa da segurança pode sair caro. Se os materiais perigosos forem armazenados de forma inadequada e ocorrer algum acidente, a reclamação do seguro pode ser invalidada, e a pessoa responsável poderá ser responsabilizada pelos danos à propriedade e lesões pessoais causadas. Além disso, esta situação pode resultar em perdas de produção incalculáveis.
O armazenamento descentralizado de substâncias perigosas em armários de segurança de última geração, como os armários de segurança tipo 90, é uma prática comum. Estes armários oferecem uma resistência ao fogo de 90 minutos, sendo considerados os mais seguros do mundo, protegendo eficazmente as substâncias armazenadas contra incêndios. Esta medida de proteção não só previne a rápida propagação do fogo, mas também proporciona às pessoas a oportunidade de evacuar a área de perigo a tempo e permite que as equipas de resgate combatam o fogo de forma eficaz. Além disso, ao colocar as substâncias perigosas perto do local de trabalho, melhora-se a eficiência nas áreas de trabalho e produção.
A variedade de armários de segurança, armários para produtos inflamáveis e armários para botijas de gás é extensa, permitindo selecionar o tipo mais adequado para diferentes indústrias, empresas e processos de trabalho, tudo em conformidade com a normativa europeia EN 14470. Esta norma estabelece os requisitos para o armazenamento de líquidos inflamáveis e cilindros de gás comprimido, bem como as condições de design e teste dos armários. Devido aos diversos perigos associados às substâncias armazenadas, os padrões para a construção destes armários são rigorosos. Por exemplo, no caso de líquidos inflamáveis, é considerada a proteção contra o aumento de temperatura, enquanto que para substâncias corrosivas é valorizada a resistência à corrosão.
A informação especializada disponibilizada neste site foi compilada com o máximo cuidado, com base nos nossos conhecimentos e convicções. No entanto, a DENIOS Portugal não assume qualquer garantia ou responsabilidade, seja de natureza contratual, extracontratual ou outra, quanto à atualidade, integridade ou exatidão dos conteúdos, quer perante o utilizador, quer perante terceiros. A utilização da informação e dos conteúdos, seja para fins próprios ou de terceiros, é da exclusiva responsabilidade do utilizador. Em qualquer circunstância, cumpra sempre a legislação local en vigor.
Ligue-nos ou escreva-nos para info@denios.pt e teremos todo o gosto em ajudá-lo!
Boas festas! O nosso armazém estará encerrado de 17 de dezembro a 2 de janeiro. As entregas serão efetuadas a partir de 6 de janeiro. Agradecemos a sua compreensão e lamentamos qualquer inconveniente causado.